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Estratégia de Marketing Vs Plano de Marketing

As estratégias de marketing têm-se mostrado eficazes com mais intensidade nos últimos tempos. Mas agora nesta era digital em que tudo muda rapidamente. E quem não acompanha a transformação fica para trás. Toda marca deseja crescer no seu mercado de atuação, logo, a equipa de marketing deve estar sempre atualizada e se fazer presente. Sendo fundamental estar pronta para criar boas estratégias que vão auxiliar no crescimento do negócio. Foi para ajudar ultrapassar esse desafio que criamos este artigo que vai servir de guia para a elaboração de uma estratégia de marketing sólida.

Estratégia de Marketing Vs Plano de Marketing

Estratégia de Marketing e Plano de Marketing são a mesma coisa?

Estratégia de marketing é um conjunto de ações propostas para divulgar os pontos fortes da marca, contribuindo positivamente melhor reconhecimento e visibilidade. O objetivo é colocar a organização numa posição de destaque no mercado.

Contudo, uma estratégia de marketing encontra-se diretamente relacionada ao plano de marketing.

Embora os conceitos até sejam parecidos – e por vezes confundidos -, a primeira atua como um instrumento para que o segundo seja cumprido de maneira eficiente.

Por isso, boas estratégias de marketing devem integrar os objetivos, políticas e a sequência de ações táticas para dar suporte ao planejamento estratégico de um negócio como um todo.

Conceito

O conceito de estratégia está intimamente ligado ao ato de planear.

Normalmente, é gerado um documento, que é o plano de marketing, alinhado às estratégias do negócio com as ações a serem tomadas em determinadas datas.

Serve de guia para a área de marketing desenvolver as ações necessárias para atingir os objetivos propostos.

Por isso, para definir a estratégia de marketing, é importante saber:

  • Qual é o papel do marketing para levar a cabo a estratégia de negócio da empresa?
  • Que campanhas e projetos o marketing deve executar para desempenhar o seu papel?
  • Qual o público-alvo das ações?

Como já dito, uma estratégia de marketing explica o que a marca deseja alcançar, quais seus objetivos e metas.

Mas, essas as ações de marketing precisam implementadas e para isso é preciso bastante estudo e planeamento.

Sendo nesta etapa a execução de um plano de marketing, mas sempre depois de definir uma estratégia de marketing.

Lembrando que todo o planeamento deve ser direcionado por um objetivo.

Defina objetivos alcançaveis na sua estratégia

Se você quer que sua estratégia tenha sucesso, não dá para se concentrar apenas na fase de recolha de dados para um planeamento prévio.

O trabalho vai exigir também um acompanhamento durante toda a execução do projeto.

Isso quer dizer que você precisa definir objetivos claros e persegui-los.

Escolher qual o objetivo prioritário no momento é o primeiro passo para uma estratégia de sucesso.

Feito isso, você consegue concentrar os esforços da sua equipe apenas nas ações que ajudarão a empresa a alcançá-lo.

E, além disso, poderá estimar o tempo necessário para atingir tal resultado.

Resumindo, uma estratégia de marketing só funciona quando tem objetivos bem definidos e, é claro, compartilhados por todos na empresa.

Estratégia de Marketing Vs Plano de marketing

Estratégias para atrair clientes

E-mail Marketing

Campanhas de e-mail marketing por vezes geram desconfiança.

Redes Sociais

Em tempos de internet e smartphones, é importante manter uma presença digital no dia a dia do cliente para que isso ajude você a conhecê-lo ainda mais profundamente.

Inbound Marketing

O Inbound Marketing procura atrair e conquistar potenciais clientes por meio de conteúdo de qualidade.

Lembrando que, para esse conteúdo agregar valor para os consumidores, ele deve ser especializado e segmentado nas personas da sua marca.

Também deve ser construído de acordo com todas as etapas do funil de vendas.

Assim, você se torna relevante e, consequentemente, lembrado.

SEO e Marketing de Conteúdo

O termo vem do inglês Search Engine Optimization. Nada mais que otimização para os motores de pesquisa.

Em outras palavras, é uma estratégia para que o seu site ou blog alcance um melhor posicionamento no Google e outras plataformas de pesquisas online.

O grande desafio é que esse posicionamento deve ser alcançado de forma orgânica e não através de publicidade paga.

É preciso escolher palavras-chave específicas e que são utilizadas com frequência por suas personas.

Feito isso, é o momento de partir para a produção do conteúdo em si.

Existe uma gama de boas práticas que podem ser seguidas para que seu marketing de conteúdo seja bem aceite pelos motores de pesquisa.

Vale lembrar que apenas o conteúdo não é o suficiente, pois os sites de busca também levam em conta a estrutura do seu site, que deve estar otimizada.

SEM

Para quem ainda não conhece, é o sistema de links patrocinados do Google, mais conhecido como Google Adwords.

Ao contrário da estratégia de SEO e marketing de conteúdo, que visa um resultado orgânico, os links patrocinados são uma estratégia paga para anunciar seu produto ou serviço.

Ok, o objetivo já está traçado e os canais de marketing necessários para alcançá-lo já estão em uso.

Mas, afinal, como saber se a estratégia está funcionando?

A resposta é simples: monitoramento e otimização constante.

Esperamos, contudo, que tenha ficado claro a importância da estratégia de marketing e o seu planeamento. Vale lembrar que, mais importante do que o modo como você vai fazer para atingir suas metas, é o motivo pelo qual você decidiu fazê-lo.

Comece a traçar a sua estratégia hoje mesmo, para que consiga alcançar resultados positivos em 2021.

Precisa de ajuda? Fale com um dos nossos criativos que terão todo o gosto em ajudar clicando aqui.

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