fbpx

Marketing sazonal: Como vender em épocas especiais

Como vender mais em épocas especiais e tirar o máximo proveito? Isso é o desejo de qualquer marca e negócio, mas para isso é necessário impulsionar as vendas e aproveitar todo o potencial do marketing sazonal.

Dia da mãe, dia do pai, natal, passagem de ano, são algumas datas que representam grandes oportunidades de venda. Esses períodos de sazonalidade podem fazer toda a diferença no seu negócio e para a marca.

Já reparou no número de publicidade que passa na tv, rádio e online na época natalícia?

Pois, são alturas em que todos pretendem comprar e todos os negócios pretendem vender e crescer.

A estratégia nessas vendas passa por anunciar as campanhas com antecedência para criar o desejo de compra daquele produto ou serviço e poder oferecer na data certa, natal por exemplo.

Mas afinal, o que é o marketing sazonal?

O marketing sazonal é o proveito de datas especiais para impulsionar vendas e manter as áreas de marketing e comercial preenchidas.

Quando bem aproveitada, a estratégia pode ser adaptada em várias épocas do ano. Por outras palavras, as campanhas sazonais permitem o aumento das vendas em determinadas alturas do ano. Mas, como poderá aproveitar essas datas ou alturas do ano?

Comece por selecionar as datas especiais mais relevantes para a sua marca e negócio.

O natal é a época chave para qualquer negócio, e é nessa data que a maioria dos sectores atua estrategicamente para aumentar as vendas, com o intuito de criar estabilidade para o ano todo.

Sendo o natal uma época muito concorrida, você deve se focar também em programar outras datas direccionadas ao seu segmento.

Como assim? Ao selecionar as datas mais relevantes para a sua marca, deverá montar uma estratégia para vender mais nessas alturas. Um pequeno exemplo para perceber no que falamos: você tem uma loja de roupinhas e utensílios para bebés, logo o seu público-alvo são jovens mamãs dos 20 aos 36 anos. Para este nicho de clientes para além do natal, outras datas importantes são: dia da criança, Halloween, páscoa, dia dos avós e carnaval. Certo? Logo, nessas datas a tendência é comprar mais, para poder oferecer aos mais pequenos.

E como entra o marketing sazonal? Comece por montar uma estratégia bem definida para essas datas, em que você tem que estar preparado para mitigar as lacunas do mercado e colmatar as dores do cliente.

Apresente uma boa mensagem em cada campanha no marketing sazonal

Já foi a época em que bastava apresentar um bom produto para fidelizar clientes. Hoje, além de se ter o cuidado de oferecer um produto de qualidade, você precisa entender como funciona o trajeto de compra do cliente, por analisar o seu comportamento e emoções.

Pode começar por convida-los a preencherem um formulário de cliente e aproveite para apresentar a oferta da semana e as suas vantagens.

Faça com que a mensagem que transmite, mostre preocupação pelo o que o cliente precisa e conduza-o ao produto indicado para a sua necessidade. Isso transmite uma mensagem de preocupação.

Comunique com antecedência a sua campanha

Para que os clientes saibam que você vai apresentar uma campanha numa data especifica, é preciso comunica-la com antecedência. 

Para datas especiais, ou lançamento de produtos o ideal é comunicar com pelo menos um mês de antecedência.

Lembre-se sempre da época do natal, as lojas físicas já apresentam a decoração natalícia com um mês de antecedência.

Uso todas as ferramentas de divulgação que estiverem ao seu alcance, redes sociais, email’s marketing ou mesmo landing pages.

Independentemente da estratégia que implementou, crie campanhas que convidem os usuários a irem ao seu site, sempre destacando os benefícios dos produtos e os descontos ou ofertas a que terão acesso que, por sua vez, devem estar disponíveis assim que você começar as divulgações, uma vez que o cliente poderá sentir-se tentado em comprar com antecedência antes da data especial.

Opte por parcerias

Uma outra estratégia que pode adotar para ter mais alcance e eficiência na divulgação da sua campanha são parcerias.

Escolha parceiros que tenham os mesmos objetivos, visões e missões semelhantes à sua marca. Tenha como exemplo os influencers, para além de terem um público fiel já estão acostumados a um certo tipo de comunicação. Desta forma, você aumenta as hipóteses de transformar os seguidores em seus clientes também. Tenha sempre em atenção a escolha do influencer, deverá ser uma personagem que se identifique com o seu tipo de negócio e marca.

Por último, aproveite o máximo das redes sociais

As redes sociais já fazem parte da vida de muitas pessoas. E, a maioria dessas pessoas absorve conteúdos em forma de vídeo, imagens e textos. Dito isto, aproveite as suas redes sociais para interagir com o público, apresentar os benefícios do seu produto ou serviço e lance as campanhas sazonais.

Existe oportunidades para todos no marketing sazonal, por isso, não perca mais tempo: comece a investir nessa estratégia de consumo com o auxílio das suas redes socias e nunca deixe de vender.

Para concluir, acompanhe o que os seus principais concorrentes andam a fazer. Visite as suas lojas, em especial nos períodos antes das datas especiais. Tire ideias de promoções, marketing e tudo o que achar interessante.

Inscreva-se para receber as newsletters dos seus concorrentes e acompanhe as redes sociais também. Mas, não espere resultados expressivos nas primeiras campanhas: o importante é compreender para implementar. Pouco a pouco, você definirá estratégias que funcionem.

E então, já sabe como aproveitar as datas especiais com o marketing sazonal? Deixe o seu comentário, de que forma foi útil este artigo para a sua marca.

Se quiser ficar por dentro do marketing digital e acompanhar todas as nossas novidades, siga-nos nas redes sociais ou inscreva-se para receber os nossos artigos por email.

Black Friday
Sucesso da Marca

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *