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Estratégia de conteúdo para ganhar notoriedade

O marketing digital oferece várias estratégias para auxiliar, negócios e marcas a destacaram-se no mercado. A integração e combinação de algumas estratégias garante notoriedade para a marca e o alcance de mais clientes, aumentando assim o lucro para o negócio.

Conteúdo, conteúdo, conteúdo é o ídolo desta época de negócios, porquê?

Devido ao baixo investimento e com retorno financeiro. Ou seja, estratégia de conteúdo é uma oportunidade para pequenas e médias empresas poderem se destacar, transformando a realidade da marca.

A questão mantém-se no ar, o que é estratégia de conteúdo?

Estratégia de conteúdo é a oferta de informação ao seu segmento de atuação. A possibilidade de educar o seu público esclarecendo o que cada produto ou serviço poderá fazer por ele. Oferecer uma solução para ajudar o seu cliente a ultrapassar a sua dor, acrescentando valor a sua marca.  

Essa estratégia é focada na busca de uma solução para os problemas da persona que definiu para o seu negócio, possibilitando que o seu potencial cliente receba informações relevantes exatamente no momento em que ele precisa.

Ao contrário do marketing tradicional, que interfere na experiência do cliente o marketing de conteúdo é objetivo, atraindo mais consumidores de forma orgânica.

Assim, poderá educar o seu potencial cliente e ele só o procurará quando sentir a confiança que entende do que oferece e que é um especialista naquilo que faz. O retorno disso é o aumento do seu posicionamento nos motores de pesquisa (ex. Google).

Quais os benefícios que a estratégia de conteúdo poderá trazer a sua marca?

A estratégia de conteúdo retribui diversos benefícios para as marcas, mesmo antes do início da venda, e ao longo da relação com clientes.

Se o conteúdo for bem trabalhado e oferecer mais-valia ao consumidor, é possível criar uma relação diferenciada aumentando os resultados da empresa de forma orgânica (sem necessidade de despender de valores financeiros para alcançar clientes).

Melhora a posição da sua marca nos motores de pesquisa

Entre os fatores relevantes da estratégia de conteúdo é a possibilidade de melhorar o posicionamento da sua marca nos motores de pesquisa.

Como assim?

O utilizador ao pesquisar por uma palavra específica encontra diversos sites que apresentam informação sobre o conteúdo pesquisado. Se a sua marca oferecer um bom conteúdo, e que seja esclarecedor é possível que o Google a posicione nos principais resultados, capturando novos cliques e possivelmente convertendo em vendas.

Expande a visibilidade da marca

Um bom posicionamento da marca nos motores de pesquisa, retorna mais cliques e mais utilizadores conseguirão visualizar o que a marca oferece e entrarão em contacto para saber mais sobre os seus serviços ou produtos (passa por seguirem as suas redes sociais, ou mesmo por subscreverem a sua newsletter. Com o intuito de obter mais informação sobre o que a sua marca oferece), isto significa que o que está a oferecer é benéfico para elas.

Com isso, aumenta as oportunidades de negócio e a possibilidade de expandir ainda mais a sua carteira de clientes.

Ensine o seu público-alvo

Bom conteúdo pode educar o público-alvo, deixando-o cada vez mais preparado para o momento de compra. O seu potencial cliente terá noção daquilo que vai adquirir e como usar a seu favor.

Neste sentido, convém oferecer conteúdo educativo para que o utilizador consiga identificar a sua dor pormenorizadamente ou qual a solução (produto ou serviço que oferece) para solucionar esse problema.   

Dessa forma, os utilizadores chegarão preparados para a compra, o que evita, objeções – ele estará decidido em comprar.

Referência no mercado

Conteúdos de qualidade e bem posicionados nos motores de pesquisa, torna a sua marca uma referência.

Isso acontece porque os seus clientes e outros profissionais conseguiram ver o qual benéfico é a sua marca como fonte de informação, transformando a forma com que é compreendido.

Cria relação de confiança

Por se tornar uma referência no mercado e uma excelente fonte de informação, é mais fácil criar uma relação de confiança com os seus clientes e prospects. Porquê?

Uma boa estratégia de conteúdo e comunicação, transmite ao cliente que entende do que oferece e a marca é especialista sobre a matéria. Não passa apenas por vender, mas por esclarecer e acompanhar o cliente, inclusive, no pós-venda, cria a possibilidade de fidelizar ainda mais clientes com conteúdos complementares que melhoram a satisfação dos mesmos.

estratégia de conteúdo

O que é preciso para criar uma estratégia de conteúdo?

Antes de começar a produzir artigos para o seu blog ou redes sociais, analise as dicas que apresentamos a seguir, para garantir uma produção direcionada e precisa.

Crie personas

A criação da persona é fundamental numa estratégia de conteúdo.

O que é persona? É o avatar que irá criar para a sua marca, como exemplo do cliente tipo que pretende ter como fidelizado ao seu negócio.

Um site que ajuda a criar personas é o HubSpot e é gratuito.

Numa primeira fase, é necessário desenhar o público ideal para o seu negócio, criando personas com características específicas, que permitam entender os hábitos de consumo e as principais objeções de compra dessas pessoas.

Para fazer isso com precisão, analise uma amostra de pessoas que poderão ser possíveis clientes e identifique quais são os perfis mais comuns. Recolha informação como: preferências, necessidades, principais dificuldades, categorias de objeções e como a sua empresa pode ajuda-las a resolver os seus problemas.

Análise o percurso do cliente

Analisar e entender o percurso de compra do cliente é importante para poder criar planos de ação e guiar o seu cliente desde o momento da descoberta até o momento da compra propriamente dita.

  1. A descoberta e pesquisa: a primeira fase é aquela em que o utilizador descobre que tem um problema e/ou necessidade que precisa ser solucionada e vai pesquisar/procurar por uma solução;
  2. Análise e decisão: o utilizador analisa toda a informação que encontra e quais são as marcas que tem a solução para as suas necessidades. A escolha passa por visualizar os primeiros resultados apresentados nos motores de pesquisa e qual é o especialista na matéria;
  3. Compra: Chegou o momento da compra em que o cliente ainda poderá apresentar algumas objeções e a sua equipa deverá estar preparada para ultrapassar com confiança. Transmitir confiança ao cliente é a base essencial para a venda.

Definir quais palavras chaves utilizar

Pesquise por palavras chaves que a sua persona irá pesquisar no momento da dor. Nessa pesquisa, irá descobrir quais são os termos mais utilizados pelo seu público e quais dessas palavras é a ideal para conquistar boas posições e mais cliques.

Tipos de conteúdo

Ao decidir o que optar por conteúdo na sua estratégia deverá também definir que tipo de conteúdo irá produzir.

Para um bom posicionamento os artigos em blog são fundamentais. Com estes blogs, é possível produzir ainda conteúdos ricos, que funcionarão como moedas de troca para conquistar leads.

Promover o conteúdo

Promover o conteúdo é fundamental para aumentar o alcance e a interação. A divulgação pode ocorrer por meio das redes sociais, newsletters ou até anúncios pagos do Facebook Ads.

O ideal, é saber em que canais os seus clientes estão e garantir que os seus conteúdos estão a ser divulgados nessas plataformas.

Otimização dos conteúdos

Conteúdos otimizados aumentam a possibilidade de a sua marca ser uma referência no mercado sobre aquele tema. Mas, para isso é necessário analisar quais são os conteúdos que estão a ser pesquisados e com que frequência.

Analise os artigos que estão nas primeiras posições e descubra formas de apresentar o mesmo tema com conteúdo enriquecedor.

Outra estratégia, é o link building que é que a colocação de links relevantes de outras marcas no seu artigo, estes links deverão estar no mesmo segmento de atuação da sua marca ou no mínimo deverão abordar sobre o mesmo tema que fala o seu artigo. Isso ajuda o Google a identificar ainda mais a relevância da sua página (nota: não se esqueça de pedir autorização do proprietário do site para colocação do seu link no seu artigo), devido à notoriedade que essas marcas tem e por estarem presentes no seu site.

Análise o resultado do seu artigo

Analisar o resultado é fundamental, para ver o impacto que o conteúdo esta a ter com o público. Com o Google Analytics, consegue identificar quais as páginas mais acedidas no seu site, quais as palavras chaves que encontraram essas páginas e o número de acessos, trata-se de uma ferramenta gratuita e que só traz benefícios.

Estratégia de Conteúdo

Que conteúdos poderá desenvolver?

Conteúdos simples normalmente são mais visualizados e se tornam virais pela sua simplicidade e praticidade de compreensão.

Mas, existem conteúdos ricos que exigem mais empenho e esforço por parte da equipa que o produz. Nesses conteúdos, tente tirar o máximo de benefício, crie uma landing page de captura de informações (contactos de potenciais clientes) — como nome, email, telefone, cidade — em troca do conteúdo.

E-books

Considerados também como conteúdos ricos, em que se utiliza uma landing page com troca de informações pelo conteúdo. Nessa estratégia, comece por gerar leads, que poderão se transformar em oportunidades de negócio no futuro.

Webinars

Os webinars são conteúdos em formato de vídeo, como palestras ou aulas em vídeo. Utilize também nesta opção a troca de dados, adquirindo informações relevantes sobre o seu possível cliente com a oferta da participação no webinar.

Se achou benéfico o conteúdo aqui apresentado e se aplicar o que foi explicado nos tópicos anteriores, é possível criar um planeamento de conteúdo eficiente para que a sua marca comece a conquistar espaço no mercado digital.

A estratégia de conteúdo é, uma excelente maneira de educar e alcançar o seu público-alvo, aumentar a relevância e posicionamento da sua marca e garantir posições vantajosas nos mecanismos de busca.

Esses resultados ajudam a aumentar a visibilidade da marca, bem como o seu posicionamento nos motores de pesquisa, influenciando positivamente o lucro e o sucesso do seu negócio e marca.

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Sucesso da Marca

Vanessa em 15/10/20

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