O Instagram é conhecimento principalmente pelo engajamento. As pessoas gostam de interagir com marcas e outras pessoas. E o principal foco do Instagram é o engajamento, aliás é mais importante nessa plataforma do que em outras, sem isso não existiria essa plataforma digital.
Com isso, podemos afirmar que embora se possa vender no Instagram esta plataforma é mais benéfica no topo do funil de vendas. Mas o que significa afinal engajamento e como podemos medi-lo?
É sobre isso que este artigo aborda – O que é engajamento no Instagram? Porque é importante o engajamento? E como medir o engajamento?

O que é engajamento?
Engajamento é um conceito de marketing que indica o grau de participação e proximidade de relação entre uma marca e o seu consumidor.
Essencialmente, engajamento é a reação e envolvimento que o seguidor tem com a publicação.
E, como é aplicado o engajamento no Instagram? Passa pela reação dos seguidores/clientes que interagem com a marca, com o número de comentários que fazem em relação a publicação de determinado perfil. Isso, demonstra o envolvimento por parte dos consumidores.
Já deve ter reparado contas com milhares de seguidores e quando entra numa postagem não existe comentários ou mesmos likes, isso é o oposto de engajamento.
Ter seguidores não é o mesmo que ter engajamento, o número de seguidores só faz que a conta tenha um bom alcance já em termos de engajamento é nulo.
E, porque é importante ter engajamento no Instagram?
Atualmente, a maioria das pessoas passa horas e horas nas redes sociais, e é aqui a possibilidade de marcas venderem, oferecerem o seu produto a milhares de pessoas sem as mesmas se dirigirem a um espaço físico.
E, é aqui que entra o engajamento. Para que a plataforma conote como bom o conteúdo que foi postado é necessário haver interação por parte de quem segue a conta – afinal se passou a seguir é porque demonstra algum interesse. Mas, isso só se aplica a seguidores verdadeiros e não comprados, porque a compra de seguidores pode não ser tão benéfica para a página da marca. Por isso o artigo Compensa comprar seguidores no Instagram apresenta os benefícios e desvantagens em comprar seguidores.
Mas, continua a questão porque é o engajamento importante para o Instagram? Bem, essas plataformas lucram com o máximo de horas dadas pelos utilizadores e as empresas compram anúncios para divulgar o seu produto é aí o lucro dessas plataformas. É vantajoso para elas que o conteúdo postado gere interação e surja reação, para que o seguidor permaneça nela e ela possa mostrar os anúncios que as marcas pagam para ela mostrar. Então, o que é mais vantajoso para o Instagram – mostrar post’s que não geraram reação ou os que geraram muitas reações? É isso mesmo, você chegou lá. O Instagram mostra com maior frequência os conteúdos com maior engajamento por forma a reter o seguidor na plataforma.
Resumindo se a sua conta não tem engajamento ninguém vê os seus conteúdos, logo é muito provável que você não consiga vendas por essa plataforma e de nada adianta ter seguidores sem engajamento.
Existe muitas práticas que prejudicam ainda mais as contas do Instagram.
- Comprar seguidores;
- Ter plataformas de automação – Aquelas plataformas que permitem você seguir e deixar de seguir outras contas;
- Mau conteúdo – Diz a velha premissa “Conteúdo é rei” no digital.
- Overposting – efetuar muitos post’s em simultâneo.
- Horário para postar – analise o melhor horário para postar;

Como também existe inúmeras praticas que engajam no Instagram
- Estimule interações – Questione, faça o seu seguidor comentar o seu post;
- Faça post’s com temas atuais e em alta;
- Utilize hashtags para aumentar o alcance;
- Faça lives;
- Ensine, eduque o seu publico com conteúdo que vá mitigar a sua dor – conteúdo de valor gera reações, conheça estratégias de conteúdo para gerar notoriedade;
- Faça post’s com a sua rotina diária;
- Otimize a Bio;
- Faça repost’s;
- Faça testes, enquetes e questionários;
Viu como pode criar engajamento no seu Instagram? Se precisar de auxílio para criar engajamento no Instagram fale com a nossa equipa de criativos para lhe apresentar a melhor solução para a sua página social.