fbpx

O que é Inbound Marketing e como pode ele ajudar a sua marca e negócio.

Inbound Marketing

Quando falamos de presença digital, é importante referir que não se trata apenas de estar presente na memória dos atuais clientes, mas sim, ser encontrado no mercado online.

É assim que surge o conceito de Inbound Marketing, que passa pela utilização de várias estratégias de atração usando conteúdo relevante. Neste tipo de estratégia é explorado vários canais de marketing – como otimização dos mecanismos de procura, blogs e redes sociais.

Agora eis a questão – site online e a funcionar a 100% como chegar ao cliente e concretizar a venda tão desejada?

Deve estar a pensar, agora é altura de ir atrás do cliente, e mostrar que o produto é realmente bom. Aqui é que entra o inbound marketing – não é você que deve ir atrás do cliente e sim ao contrário, ele é que deve vir ao seu encontro.

E como isso acontece? Utilizando técnicas e ferramentas que criam o caminho de levar o cliente até você.

Neste artigo vamos mostrar quais técnicas deve usar para ter um inbound marketing efetivo.

O que é Inbound Marketing?

No decorrer dos últimos tempos a diferença entre o real e o virtual está mais próxima, quase não se consegue viver sem o digital.

É por essa razão que as marcas devem utilizar os conceitos de Inbound Marketing como método. Este tipo de marketing é passível de ser usado em qualquer negócio, usando conteúdo para entretenimento/utilidades e fazendo reforço de marca. Mas onde começa o inbound marketing?

Este conceito começou em 2009 no E.U.A com o lançamento do livro do Brian Halligan com o título “Inbound Marketing: Get Found Using Google, Social Media, and Blogs”.

Desde então, mais empresas de várias áreas tem aderido esta estratégia para conquistar clientes e aumentar as suas vendas, reforçando o seu posicionamento com autoridade.

Muitas pessoas ainda estão recetivas a esta ideia, por acharem que é complicado ou então que o investimento seja muito alto e sem retorno. Engane-se quem pense dessa forma. O Inbound Marketing é um aliado para quem inicia o seu percurso no digital – sem muito investimento.

É na verdade um aliado de entrada no mundo online e simples de ser aplicado.

Atrair Clientes

Etapas do Inbound Marketing

1. Atrair com Inbound Marketing

A técnica aqui usada é básica: site sem visitas não gera Leads (potenciais clientes). Sem os Leads não há vendas e, por conseguinte, perde-se tempo e motivo de se trabalhar numa estratégia que não dá retorno em vendas.

É por isso que a primeira etapa do Inbound marketing é atrair. Este conceito é usado porque ao invés de perder tempo e dinheiro na busca do cliente, investe energia em construir uma comunidade em volta da sua marca. E como atrai esses potenciais clientes? Por oferecer conteúdo rico. Ao disponibilizar esse conteúdo deverá utilizar palavras chaves que correspondam as pesquisas feitas dentro do sector da marca.

2. Converter com Inbound Marketing

Nessa fase, inicia-se o relacionamento, pois os leads falados anteriormente já demonstraram interesse pelo que estamos a oferecer. Normalmente, respondemos a alguma dor que ele esteja a sentir e em troca ele nos oferece informações suas como email, telefone, barreiras que está a viver e objetivos.

3. Relacionar com Inbound Marketing

Como em várias etapas negociais vividas no offline, dentro de uma base de leads, temos que considerar o cenário do potencial cliente: ele pode não estar no momento de realizar uma compra.

E, é aqui que entra a produção de conteúdo focada em diversos problemas e estágios de compra, atraindo também outras Leads.

A etapa de relacionamento no Inbound Marketing começa aqui: através da utilização de algumas estratégias conseguimos, identificar os estágios em que se encontram os leads impulsionando que avancem na jornada, ou seja, aceleramos o processo de compra.

Eis, algumas estratégias que podemos usar:

  • Marketing Automation: não é nada mais que automatizar o marketing. Pode ser usado nas redes sociais, por permitir:
    • Agendar as suas postagens nas redes;
    • Monitorizar os likes, comentários, partilhas, etc.;
    • Monitorizar os cliques que você atraiu pelas postagens;
    • Identificar, integrar e acompanhar as interações dos usuários em múltiplas plataformas.
  • Email Marketing: ótimo canal para a divulgação de conteúdos e criar relacionamento. Poderá usar emails:
    • Promocionais – o objetivo é promover um produto ou serviço;
    • Newsletter – Com conteúdo diferente, poderá ser com ofertas direcionadas para várias vertentes (informação de disponibilização de conteúdo no blog, ou feito especialmente para o lead). Poderá usar a newsletter para tornar a relação mais próxima, tratando o lead de forma especial – ele e apenas ele recebe aquela informação em primeira mão. Essa mesma informação não é disponibilizada em nenhum outro meio da empresa (poderá ser divulgada mais tarde, mas o lead recebeu em primeira mão, mesmo antes da divulgação ao público geral);
    • Fluxos de nutrição – que é enviar uma sequência de mensagens que têm como objetivo construir ou melhorar o seu relacionamento com os contatos.

Todas essas técnicas de nutrição de leads têm como objetivo acelerar a decisão de compra do lead.

4. Encantar com Inbound Marketing

De acordo com o Inbound marketing esta é a fase de fechar o negócio, é o momento da venda em que se conseguiu transformar um lead para cliente. Mas, este processo deve ser continuo e não podemos esquecer esse cliente. Ele deverá ser tratado de forma especial, como um embaixador da marca. Porquê?

Porque a ideia é trata-lo como um parceiro, para que possa trazer mais clientes. Aqui podemos usar todo o poder das redes sociais e de botões de chamada de atenção (call-to-action) com o intuito de estimular a partilha e a divulgação da marca.

Vamos a um exemplo prático. Abriu um salão de unhas e precisa alcançar mais clientes, qual a primeira reação? Pesquisar no google como atingir mais clientes. O resultado que irá aparecer são vários sites com títulos – “Quais as melhores estratégias de venda para atrair mais clientes“; “Quais as estratégias de marketing que deve utilizar para alcançar mais clientes“; “Como usar o Inbound marketing para atingir mais clientes“. Escolhe o título que mais lhe chamou a atenção, ou até mesmo em vários e começa a sua leitura de conhecimento. Algumas páginas você guarda no browser para poder consultar quando precisar, ou até mesmo fica na sua mente uma marca que apresentou boas soluções para o seu problema que é atingir mais clientes. E aí que se cria uma ligação entre a marca que disponibilizou o conteúdo e você. Essa conexão é essencial para que a estratégia de Inbound marketing possa ser de facto efetiva.

O conteúdo supre dúvidas, questões, clarificando a necessidade do momento e como resultado os utilizadores comunicam mais com a página e tem reações. Com o passar do tempo esse consumidor que nem conhecia aquela marca até então passa a ser fã da mesma, porque ela sanou a sua dor e no momento que mais precisava. E é assim que o Inbound marketing atrai potenciais clientes, com conteúdo que colmata dores.

Atrair Vendas

Quais os benefícios que o Inbound marketing

  • O seu negócio e marca ganham mais visibilidade;
  • Consegue alcançar e fidelizar mais clientes, com menos custo;
  • A sua marca passa a ter impacto na vida dos consumidores;
  • Consegue transformar clientes a fãs;
  • Consegue otimizar o seu processo de vendas;
  • A sua marca se torna memorável, graças ao conteúdo rico e relevante que disponibiliza.

Ficou claro como o inbound marketing pode ajudar a sua marca e negócio?

É uma estratégia que está disponível a todos a custo reduzido. Basta que aplique a estratégia ou estratégias de forma correta, criando pontes facilitadoras entre o cliente e a sua marca, por meio de conteúdo personalizado, que supra as necessidades da audiência bem como transmitir que a marca tem bastante conhecimento daquilo que vende, afinal não se importa de disponibilizar informação que outros possam por em prática.

E, que tal começar agora a por em prática as dicas que abordamos neste artigo e dar um boost a sua marca?

Se quiser ficar por dentro do marketing digital e acompanhar todas as nossas novidades, siga-nos nas redes sociais ou inscreva-se para as nossas newsletters.

Black Friday
Sucesso da Marca

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *